8 de jun. de 2013

Resenha : Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson



Nome : Garotas de Vidro 
Autora : Laurie Halse Anderson 
Número de páginas : 272
Editora Novo Conceito 


Sinopse : Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Resenha:  Garotas de Vidro retrata muito bem a realidade em que vivemos, são duas garotas com problemas alimentares, são 2 "ex" melhores amigas. Lia e Cassie. Certo dia Cassie é encontrada morta em um motel e o pior de tudo é que antes de morrer ela havia ligado 33 vezes para Lia, depois disso, Lia tem sérios problemas de viver normalmente, ela vê Cassie e até conversa com ela.
        Lia tem problemas com a relação com os pais, pelo fato que eles obrigam ela a se alimentar, ela fica irritada ao ver que eles estão percebendo que ela não esta bem, digamos que se entregando a morte. Para Lia, está tudo normal com o seu corpo e mesmo magra ela se acha muito gorda, e cada vez mais ela se vê emagrecendo. 
      Gostei muito do livro pelo jeito que a autora trata esse grande problema, eu achei o livro muito realista em todas as partes, a escrita não é enrolada e não são escolhidas as palavras para explicar. Laurie fala de uma maneira muito verdadeira como se estivéssemos vivendo aquilo com a Lia e vendo seus problemas de pertinho. 
        Esse livro realmente é um banho de água fria para quem acha que problemas alimentares é uma coisa normal e que não resulta em nada, mas, que na verdade é uma das piores doenças, que dependendo do caso leva até a morte. 


1 à 5 
nota: 5

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário